Ansiedade

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil tem a maior taxa de Transtorno de Ansiedade do mundo, acometendo 9,3% da população brasileira, o que equivale a cerca de 19 milhões de pessoas.

Este transtorno ocorre em todas as faixas etárias, desde crianças muito pequenas até idosos com idade avançada, e nem sempre tem um desencadeador específico. O problema causa bastante sofrimento para o indivíduo acometido, podendo inclusive se tornar incapacitante, como as crises de pânico e transtornos de ansiedade generalizados graves.

São características comuns deste transtorno: preocupação excessiva, sentimento de angústia e tensão, dificuldades de sono, aceleração do coração, tremores, suor frio, tontura, secura na boca, frio na barriga, medos excessivos e preocupação exagerada com o futuro.

Os transtornos de ansiedade podem ser divididos em vários transtornos: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizado, transtorno de ansiedade de separação (mais comum em crianças), fobia específica, entre outros.

O tratamento envolve medidas comportamentais, com organização da rotina, higiene do sono, exposição e prevenção de respostas, e pode envolver medidas farmacológicas também.

Não deixe que a ansiedade te domine e domine sua vida!