Terapia - Adolescentes

Precisando de ajuda?

Fale comigo agora
Psicóloga Priscila Guiseline

Whatsapp (11) 98999-9732

Quando planejamos ou temos um filho, a felicidade e a responsabilidade são tão grandes que muitas vezes nos parece uma missão impossível.

Claro que não é fácil enxergar um problema no filho. Qual pai ou mãe não luta todos os dias para que ele seja feliz? Os pais têm sempre um filho imaginado, e, às vezes, não conseguem aceitar o filho real, assumir para si mesmo que ele é diferente do esperado.

O Psicólogo, psicanalista, psicopedagogo e psiquiatra são alguns dos especialistas apoiadores dos pais, desde um caso de transtorno comportamental diagnosticado a uma dificuldade pontual emocional.

Mas quando procurar ajuda?

Há dois sinais mais fortes. Primeiro, se a criança ou adolescente tem um problema acadêmico. Não uma nota baixa, mas quando realmente se percebe que não está aprendendo. Segundo, se tem algum prejuízo de relacionamento social. Se exclui ou é excluído, é impulsivo demais, fica isolado no recreio, não tem amigos. Caso veja a criança sofrendo, investigue. Os pais precisam saber o que está acontecendo com a criança o tempo todo.

O psicólogo dará início ao tratamento primeiro pelos pais, perguntará sobre a concepção e o parto, os primeiros anos de vida, se teve doenças, como é a questão da alimentação, sono etc. Só depois a criança entra e, se necessário, começam as sessões. Nelas, a criança vai ser submetida a testes específicos, mas ela achará que está brincando.

As alterações de comportamento da criança são mais facilmente percebidas na escola. O diagnóstico de um problema é frequentemente feito pela professora, que tem contato quase todos os dias do ano.